quarta-feira, 25 de setembro de 2019

NOVA IMAGEM DE SÃO JOSÉ ENCONTROU SEU ‘LUGAR BONITO’

NOVA IMAGEM DO PADROEIRO SÃO JOSÉ ENCONTROU SEU ‘LUGAR BONITO’



Reinaldo Coelho

A polemico gerada em torno da substituição da imagem de São José na Pedra do Guindaste na Orla de Macapá, foi enorme, as opiniões se dividiram entre a substituição da antiga imagem que se encontra deteriorada e a colocação de uma nova maior e voltada para a cidade de Macapá, a original fica voltada para o Rio Amazonas, abençoando os que chegam a capital do Amapá. Essa foi a cerne da discussão  entre os moradores mais antigos da capital amapaense que não aderiram a ideia originada pelo empresário Altair Pereira, e presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia) na época.
empresário Altair Pereira  Foto Bruce Barbosa

A Acia e o empresário recuaram atendendo o clamor da população e após alguns estudos e procura de apoio a solução se apresentou com a colocação da grande imagem do Padroeiro de Macapá e do Estado do Amapá, ao lado da Fortaleza de São José no Parque do Forte, mais conhecido como ‘Lugar Bonito’, que de acordo com o empresário do ramo imobiliário dará ao lugar mais beleza e atratividade.

Esse novo posicionamento, de acordo com o que Altair Pereira informou está devidamente autorizada pelo Iphan, e com apoio do governo do estado, a obra escultural será colocada em cima de um grande pedestal, no Parque do Forte, em dezembro, nas proximidades do Natal.


No momento, a imagem recebe retoques de seu escultor, o maranhense Lindomar Plácido da Costa , na chácara ‘Canto Verde’, pertencente a Altair Pereira, na rodovia Duca Serra. O obra de arte foi feita com utilização de cimento, areia, gesso e produtos para que não venha a rachar. A tinta que a estiliza é de grande durabilidade.
Como tudo começou






Em novembro de 2017, ou seja, há quase dois anos, o presidente Altair Pereira explicou que o pedido de ajuda para a restauração do monumento partiu da própria Diocese de Macapá, através de carta enviada pelo Bispo Dom Pedro Conti a presidencia da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA).
 “A Diocese estava preocupada com a situação do monumento, o qual corre o risco de desmoronamento, daí a proposta da reforma e possível aumento na altura e dimensão do cilindro de concreto, bem como a substituição por outra escultura de São José”, dizia o bispo no documento.
O ex-presidente da ACIA não só acatou a sugestão do religioso como procurou aprimorar o projeto. “Relatei essa solicitação ao governador Waldez Góes, que também abraçou a causa e tirou encaminhamentos importantes como medidas que irão agregar ainda mais ao projeto, sob a coordenação do arquiteto e urbanista Alcyr Matos, que era secretário de Desenvolvimento das Cidades na época, hoje é titular da Infraestrutura”, disse Altair Pereira.
A escultura do padroeiro de Macapá no incio
 e seu escultor o maranhense Lindomar Plácido da Costa

O poder público, via Governo do Estado, ficaria responsável pelas intervenções no entorno da Pedra do Guindaste, que ganhará uma passarela anexa ao Trapiche Eliezer Levy, que permitirá aos turistas e moradores da cidade acesso às proximidades do monumento, mesmo com a maré cheia. “Achei essa uma solução fantástica, pois muita gente faz sacrifício para ir até próximo ao santo, mas só quando a maré baixa e agora poderá fazê-lo a qualquer tempo, tirando fotos em frente à imagem do padroeiro”, disse Pereira na época, o que infelizmente não veio acontecer e hoje a teremos no Parque do Forte e São terá mais um lugar para abençoar os amapaenses em 'Lugar Bonito'.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...