Presidente da ALAP, deputado Estadual Kaká Barbosa (Avante), entrega o prédio sede do Poder Legislativo amapaense
reformado, nesta sexta-feira (20).
Reinaldo Coelho
A
Mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap), através de
seu presidente Deputado Estadual Kaká Barbosa (Avante), convidou a imprensa
amapaense para participar da visita técnica no prédio sede do Poder Legislativo
amapaense que será inaugurado e entregue ao povo amapaense nessa sexta-feira
(20) às 18 horas, aos servidores e aos deputados estaduais totalmente reformado,
com novo designe estrutural e estruturação tecnológica avançada, com
climatização completa, vindo beneficiar e ampliar os serviços legislativos da
Casa de Leis.
A
reforma aconteceu no prédio onde funciona o plenário, os gabinetes dos
deputados e da presidência da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) que passaram
por completa reforma estrutural, que atingiu piso, teto, forro, climatização,
instalações elétrica e hidrográfica e rede lógica de seus três pavimentos. Além
de serviço de segurança, através de câmeras e de equipamentos eletrônicos como
de Raio X para os visitantes, controlando a entrada de materiais proibidos,
como armamentos.![]() |
| Telma Gurgel (1ª Vice presidente) |
![]() |
| Deputado Max da AABB |
A
imprensa amapaense foi recepcionada pela equipe da Secretaria de Comunicação e
do Cerimonial da Aleap, e pelos deputados estaduais e membros da Mesa Diretora
da Casa de Leis amapaense, Telma Gurgel (1ª Vice presidente) Max da AABB (2º
vice presidente) Jaime Perez (4º secretário).
Após
34 anos de sua construção e 27 da inauguração, o prédio teve uma reformulação arquitetônica
em todo sua área, tanto onde funciona o plenário, os gabinetes de deputados
foram ampliados e divididos com três salas e da presidência da Assembleia
Legislativa do Estado do Amapá (ALAP)passou por uma completa reforma estrutural,
com o amplo gabinete da presidência, sala de reunião privada e de recepção.
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| Diretor Administrativo da Alap César Souza de Melo |
De
acordo com o Diretor Administrativo da Alap, César Souza de Melo, além de
ampliações e adaptações aconteceram para beneficiar a acessibilidade, que não
existia. “Os portadores de deficiências, principalmente os cadeirantes não
tinham acesso ao plenário, pois o antigo prédio não tinha acessibilidade. Além
de que com essa reforma, teremos um novo prédio, dentro de uma atinga
estrutura, com avanços tecnológicos que beneficiarãos a todos os servidores do
Poder Legislativo. E a conclusão do Complexo Administrativo, que estã em obra e
com previsão de conclusão avançado, deverá receber os setores administrativos,
como Financeiro, Recursos Humanos, Rádio e TV, Comissão de Licitações e áreas
para funcionamento das Comissões Parlamentares”.
O
Diretor administrativo ressaltou a instalação de elevadores para os
cadeirantes, elevador para geral, além do piso tático para deficientes visuais.
Banheiros em todos os andares e a implantação de lanchonetes. Que beneficia os
servidores e visitantes. Estão instaladas salas para o Setor de Imprensa da
Alap e para atendimento dos profissionais dos meios de comunicação amapaense.
O
deputado Max da AABB e a deputada Telma Gurgel em seus pronunciamentos doram enfáticas
em elogiar a obra que será entregue, além da beleza arquitetônica, a
acessibilidade e as estruturas tecnológicas, principalmente o Painel de Votação
instalado no Plenário que possibilitará que o povo amapaense, acompanhe as
decisões da sua Casa de Lei e o posicionamento de seus parlamentares.
Como tudo começou
Em
1985 o então governador do Território Federal do Amapá, Annibal Barcellos,
construiu o prédio sede da Alap, o que lhe rendeu uma ação popular movida pelo
PMDB por gasto indevido do dinheiro público, sendo, no entanto, absolvido ao
provar que “era dever do interventor criar condições para a transformação do
território em estado”. Em julho de 1985, deixou o governo do território e em 1990
aconteceu a primeira eleição para o Parlamento Amapaense e em 1991 teve início
a I Legislatura da Alap com a presidência do Deputado Nelson Salomão que hoje é
homenageado com o nome o prédio sede do Legislativo do Amapá.
Nas
diversas gestões da Casa de Leis do Amapá, foram realizados obras de
manutenção, assim como a aprovação do projeto de construção do prédio anexo a
sede da Aleap, que ficou paralisado por mais de 10 anos, devido à falta de
recursos, visto que o Governo do Estado não aceitou assumir a responsabilidade
financeira pela obra.
Na
gestão do Deputado Kaká Barbosa, aconteceu a publicação do Edital da reforma do
prédio sede, onde funciona os serviços legislativos, com a assinatura em
dezembro de 2017 do contrato que custará aos cofres públicos o valor de R$ 3,7
milhões, provenientes de recursos próprios do Poder Legislativo.
“Foi
um avanço desta gestão. Tanto nossa quanto dos outros vinte e três deputados,
incluindo a Mesa Diretora. Fizemos um ajuste em nossas contas, desde o ano
passado, com redução da folha de pagamento, adequação de nossas despesas à Lei
de Responsabilidade Fiscal e, dessa forma, podemos alocar recursos necessários
para fazer essa reforma, com o dinheiro já empenhado. Também iremos licitar a
obra de conclusão do anexo, com cinco pavimentos, tudo com recursos próprios e
garantidos”, anunciou Kaká Barbosa.
Retomado da construção do prédio anexo
há 12 anos paralisado
E
em março de 2018, o deputado presidente Kaká Barbosa (Avante) e o diretor-geral
da Assembleia, Cezar Souza de Melo, assinaram o contrato de serviço com a
construtora Santa Rita Engenharia, responsável pela conclusão do prédio,
localizado na Avenida Machado de Assis, esquina com a Rua Leopoldo Machado.
O
complexo administrativo terá sete andares e abrigará a parte administrativa da
Casa, assim como a comunicação do Legislativo estadual [Rádio, TV e Agência
Assembleia]. É um sonho de todos nós, deputados, e um grande esforço de toda a
equipe da administração da Assembleia Legislativa", enfatisou Kaká
Barbosa.
"Uma
obra importante, para que os servidores, parlamentares e a população tenham um
espaço digno. Será um marco para o Parlamento estadual", observou Kaká
Barbosa, informando que a conclusão da obra, paralisada desde 2007, será feita
com verbas do orçamento da Assembleia Legislativa, no valor de R$
13.643.519,89.
"Os
deputados federais Vinícius Gurgel (PR) e Roberto Góes (PDT) alocaram emenda
parlamentar, no valor de R$ 2 milhões. Pelo fato do projeto não estar pronto, a
verba foi redistribuída pelos parlamentares para a construção do Super Fácil da
zona sul", comentou Kaká Barbosa, agradecendo o empenho.
Kaká
agradeceu aos gestores do Parlamento e a todos que contribuíram para a
readequação financeira da Alap.
“Graças
a Deus, em primeiro lugar, e ao nosso grupo de gestão, integrado pelo doutor
César, doutor Eugênio e doutor Sidônio, e a todos os servidores do Poder
Legislativo, que contribuíram para que pudéssemos ajustar a Assembleia, a fim
de juntarmos o dinheiro e, dessa forma, promover esta reforma que nos
proporcionará um prédio adequado ao nosso trabalho, uma vez que esse é um dos
mais antigos do estado.
O
presidente ponderou os avanços das obras e ficou orgulhoso por ver os
resultados. "Isso aqui é motivo de alegria não só para mim, mas para todos
os parlamentares, principalmente aos servidores desta Casa e à população. Há
quase trinta anos este prédio não passava por uma reforma e não comportava as necessidades
do povo do nosso estado. Resolvemos então, com a graça de Deus, fazer esse
serviço e começar a construir esse prédio anexo, que já é um grande
empreendimento dentro da capital do nosso estado. Aqui estão sendo gerados
empregos diretos e indiretos, ajudando na renda de várias famílias e na
economia do estado. Isso mostra que esta gestão do Parlamento tem compromisso
com o povo do nosso Amapá", finalizou.












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