domingo, 12 de janeiro de 2020

IX ENCONTRO DE PROFESSORES AMIGOS DO AMAPÁ - EDAMAP


IX ENCONTRO DE PROFESSORES AMIGOS DO AMAPÁ - EDAMAP



Nesse encontro as educadoras recordaram como desenvolveram suas profissões, as dificuldades, perdas e ganhos durante seu magistério no Amapá, com quem mantém esse elo de amor a educação.


Reinaldo Coelho

Nesse domingo (12) nove professoras que atuaram durante décadas no sistema educacional do antigo Território Federal do Amapá, hoje todas aposentadas, se reuniram na Estação da Doca – As Mulatas e se confraternizaram em um lanche da tarde, onde trocaram lembrancinhas, e colocaram o ‘assunto’ em dias, aconteceu uma reflexão com o tema “Mão Amiga” e palavra livre.

Essas grandes mestras, que em sua maioria são naturais do Estado do Pará, para onde retornaram, pois ali residem a maioria de seus familiares, mas não quebraram o elo que as liga eternamente com o Amapá.

Algumas vieram na epopeia da criação do Amapá como unidade federal e atravessaram três baias para aportarem no Trapiche Eliezer Levy, normalistas recém-formadas, desbravaram as selvas amapaenses e implantaram unidades escolares nos mais longínquas comunidades, além de estruturarem o sistema educacional amapaense, dando-lhe formatação curricular e possibilitando a aprendizagem escolar, montando projetos e executando atividades junto ao corpo docente, que era carente de formação pedagógica, criaram meios e métodos para que a qualidade do ensino amapaense se expandisse, e conseguiram: O Amapá nas décadas de 70 e 80 esteve no alto do pódio da educação, os educandos do Amapá eram competitivos e sempre alcançam os primeiros lugares em concursos e vestibulares. Hoje, infelizmente isso regrediu e estamos sempre no penúltimo lugar, e com mais recursos e mais estruturas.

Participaram deste nono encontro ,que foi orquestrado com maestria pela Profª Maria de Paula, as professoras Inez da Silva Suarez, Raymunda Aciné Garcia Lopes de Souza, Adalgiza da Silva Eleres, Elaine do Socorro Ramos, Raimunda Lina Ramos, Maria das Graças Santos, Halda Maria Amoras dos Santos, Maria Helena Amoras dos Santos, Márcia do Céu Khandy. Anazilda Falcão





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...