terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

55 ANOS DE FOLIA DE RUA


55 ANOS DE FOLIA DE RUA
“A Banda” o maior bloco do Norte do Brasil, leva 170 mil brincantes no trajeto da folia






Reinaldo Coelho


Serão mais de sete quilômetros de percurso para apresentar as irreverencias de seus brincantes no trajeto da folia macapaense, assistido por milhares de famílias, turistas e visitantes que ficam nas calçadas e transformam suas residências em camarotes VIPs para prestigiar esse tradicional bloco carnavalesco amapaense que desfila com exclusividade na terça-feira gorda.

Neste ano de acordo com a Polícia Militar, a expectativa de público para “A Banda” é de mais de 170 mil pessoas. Com o objetivo de garantir a segurança dos participantes, 682 profissionais da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros trabalharão durante o percurso.  Haverá também sobrevoo do Grupamento Tático Aéreo (GTA) sobre o bloco.
Em 2020, A Banda percorrerá o seguinte trajeto entre o Centro de Macapá e o bairro do Trem: Praça Veiga Cabral, Cândido Mendes, Feliciano Coelho, Leopoldo Machado, Ernestino Borges, Praça do Barão.
Este ano, o maior bloco de sujos do estado completa 55 anos A concentração será a partir das 14h, na sede da organização do evento, na Avenida Ernestino Borges, no bairro Laguinho.

Início da terça-feira gorda

A programação iniciou às 7h30 com ação social na frente do Centro Sociocultural do Bloco A Banda, na Avenida Ernestino Borges, entre as ruas General Rondon e Tiradentes. A organização vai oferecer, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Governo do Amapá e Prefeitura de Macapá, serviços gratuitos de saúde, odontologia e beleza para a população.
Ônibus
  
Pontos de apoio
IMAGEM - G1 AMAPÁ

  
Foram planejados pelo menos 18 pontos com banheiros químicos femininos e masculinos. Em 2019, foliões foram flagrados fazendo xixi nas ruas ao longo do percurso e ainda em terrenos abertos. Um péssimo exemplo, principalmente porque não haviam filas em banheiros químicos instalados próximo de onde os mijões estavam.


Este ano 5 novos bonecos vão passear ao longo do percurso do bloco, junto aos outros 5 tradicionais já existentes e que homenageiam personalidades relacionadas ao bloco. Conheça:

Amujacy Borges de Alencar, um dos fundadores da Banda (boneco novo);
Léo Platon, engenheiro com importantes projetos construídos no Amapá (boneco novo);
Professor Antônio Munhoz, que se dedicou quase 60 anos à educação, poesia, música e história do Amapá (boneco novo);
Alice Gorda, eleita Rainha Momo do carnaval (boneco novo);
Mestre Sacaca, eleito Rei Momo do carnaval por muito tempo e especialista em produzir medicamentos com frutos da Amazônia (boneco novo);
Chicona, enfermeira conhecida na década de 1960;
Ari, uma condecoração após a morte de um dos conselheiros d'A Banda, Arimatéia;
Iracema, primeira dama do Território Federal do Amapá, Iracema Nunes, esposa de Janary Gentil Nunes, amigos dos fundadores do bloco;
Wanderlei, condecoração a um dos integrantes d'A Banda (antes o boneco era batizado de Anhanguera);
Cutião, dedicado ao "bonequeiro" que montou a primeira boneca d'A Banda e faleceu.
As estruturas dos novos bonecos foram fabricadas em Parintins, município do Amazonas.(Fonte: portal G1 Amapá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...