ERRO DE MARX
Por Juarez Alvarenga
Desde as eras
primitivas o homem vive em sociedade. Porém até hoje conserva o seu egoísmo
econômico. Do qual se deduz que o socialismo é uma camuflagem teórica longe do
homem concreto. As arestas do qual se olha o socialismo percebem uma distorção
evidente do gênero humano. Defeitos vitalícios humanos impedem que teorias
solidarias tenham sobrevida no contexto social.
Este sistema é proveniente de momentos históricos oportunos
e de mitos políticos personalizados e também do inconformismo momentâneo de
inquietação do capitalismo, gerando este regime extremamente impositivo.
É um sistema arrogante, imperativo, utópico de uma falsa
leveza humanística e de pouca funcionalidade. Nascido da genialidade de Marx
criando filigranas e acrobacias teóricas sem respaldo no pragmatismo social.
Marx nos seus compêndios
dividiu o mundo em duas classes. A classe dominante proveniente de
dádivas naturais e os oprimidos nascidos no vácuo. Este extremismo é a premissa
de seu argumento. A ditadura do proletariado iria unificar as classes.
Neutralizaria potencialidades individuais e monopolizaria os meios de produção.
O que vemos no mundo contemporâneo são as exacerbações dos talentos individuais.
Sobrepondo as antigas elites, alternando o poder e descaracterizando
rótulos,substituindo os poderes hereditários pelo poder derivado da conquista e
do sacrifício. O novo individualismo cria uma nova casta de vencedores. Sucumbe
as elites anacrônicas alternando substancialmente as posições e gerando um
cosmo social diferente dos antigos dogmas.
Se o gênio Marx vivesse hoje ficaria estarrecido com o novo
formato da sociedade. Hoje temos três classes provenientes de uma nova dinâmica
social. A primeira os vencedores do passado que perderem espaço e poder.
Agonizando no tempo presente esta classe perdeu as dádivas patrimoniais herdadas
e niveladas intelectualmente ao restante da sociedade ficando sem antigo
diferencial que gerava poder absoluto e incontestável em tempos pretérito.
Os segundos são os novos vencedores vindos principalmente do
comercio. Começaram do nada ampliando substancialmente seus patrimônios e agora
estão prestes a tomar o poder político.
E finalmente os que solidificaram no tempo permanecendo no
piso social. Sem dádivas patrimoniais de seus ancestrais e sem talentos não
conseguiram ascender socialmente. Para estes só restam acreditar na evolução
simétrica do capitalismo. Submergindo esta classe só poderá elevar para
superfície com uma esquerda de resultados. O capitalismo sem resistência cai no
desumanizo. Para muitos estudiosos o negocio não e parar o capitalismo, mas
conter sua velocidade. Mas para nós isto iria emperrar a produção, restando
então colocar o capitalismo ladeira abaixo para que possa adquirir velocidade
de formula 1, beneficiando os retartadarios
com a dinâmica da economia. Para isto deverá existir uma esquerda
reivindicatória e não ideológica.
O capitalismo do século XIX época de Marx é totalmente
diferente do capitalismo contemporâneo. Fazendo uma analogia o capitalismo da
época de Marx era da escada natural, ou seja, com degraus estáticos com
barreiras impedindo a mobilidade social chegando a ser um anestésico e a vida econômica
era um fato consumado.
O capitalismo moderno é da escada rolante onde o degrau de
baixo ascende aos degraus de cima em alta rotatividade e mobilidade social
ampla e acelerada e a vida moderna não tem donos como antigamente, mas
conquistadores.
O capitalismo contemporâneo o dinheiro está mudando de mãos.
A riqueza deixou de ser uma dádiva sobrenatural para ser uma conquista diária
vinda do sacrifício e da luta.
No capitalismo moderno o trabalhador tem horizontes na época
de Marx o proletariado era anestesiado pelo capital e a vida econômica um fato
consumado. Por isto a reação radical do gênio Marx com suas teorias acrobáticas
cientifica, porém distante da natureza humana.
A razão do homem é antagônica com a razão do socialismo. O
individuo é parte que vive dentro da sociedade, mas não vive para sociedade.
Plantar sementes boas em campos inférteis é o destino do
socialismo. São semente estéticas, porém estéreis. Devemos então aproveitar os
talentos individuais fazendo refletir no todo.
JUAREZ ALVARENGA
ADVOGADO E ESCRITOR
R: ANTÔNIO B.
FIGUEIREDO, 29
COQUEIRAL MG
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