sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

SAÚDE EM FOCO


AROMATERAPIA E O EFEITO ANTIVIRAL DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

Por Jarbas de Ataíde

      Segundo o cientista aromatólogo, Fabian Laszlo, os óleos essenciais-OEs antivirais foram grandes aliados no combate da gripe H1N1, citando vários óleos como os de canela, eucalipto, bergamota, patchouli, tomilho e melaleuca (Tea tree, arvore do chá), que agem efetivando a resposta imunológica, aumentando anticorpos, diminuindo o vírus no pulmão e inibindo a replicação desse vírus.


    Por comparação, OEs poderiam também ser potenciais agentes auxiliares no tratamento ao 2019-nCov, pois fortalecem as defesas naturais, o equilíbrio imunológico e atuam a nível celular. Impedem a entrada do vírus na célula, agindo em sua capsula (proteinase) e, assim, impedindo a replicação viral.
     Existem estudos da atividade antiviral dos óleos essenciais e monoterpenos (canfora, 1-8-cineol, timol) na diarreia viral bovina, como potencial modelo para vírus humano. Com esse efeito temos: manjericão ( O. basilicum L.), alecrim ( R. officinalis ), orégano ( Lippia graveolens ), tomilho (Thymus vulgaris ). 
      Devido a epidemia do coronavírus,cada vez mais aumentando e sendo confirmado o primeiro caso no Brasil, não é de se estranhar que a população procure se prevenir de diversas formas. No artigo anterior enfoquei a contribuição da Medicina Tradicional Chinesa-MTC. Agora a Fitoterapia e a Aromaterapia têm muito a contribuir nesse sentido, pois o uso dos OEs, mostram-se grandes aliados no combate ao vírus.
         Ainda segundo Fábian, há inúmeros trabalhos científicos que mostram um potencial incrível contra o vírus Influenza, como os de canela, eucalipto, bergamota e tomilho, que foram eficientes em baixíssimas concentrações. "... os óleos... via vaporização em até 30 minutos, inativam completamente o vírus no ar e sem ocasionar efeitos adversos às células epiteliais do pulmão”.
       Ao óleo de Patchuli (Pogostemon cablin) é atribuído propriedade antimicrobiana e antiviral, agindo nas proteínas da capsula do vírus. Atua inibindo fortemente a multiplicação do H1N1 e promove rápida redução da quantidade de vírus no pulmão. "... Houve, ainda, uma ação direta sobre o vírus, potencialização da resposta imunológica, além de redução da resposta inflamatória pulmonar" (Fábian Laszlo).
      Com uso tradicional há séculos, o óleo de Melaleuca ( M. alternifolia ) ou Tea Tree é atribuído ação antibacteriana, antifúngica e antiviral, atuando como apoio  nas afecções  respiratórias, como gripes, resfriados, tosse, bronquites, dor de garganta, rubéola, herpes zoster, todos de origem viral, agindo também contra certas bactérias resistentes ( Estafilococo aureus e Estreptococo), causadoras de pneumonia.
      Considerado uma especiaria o cravo da Índia (  Syzygium aromaticum) é  também uma óleo rico em eugenol, acetato de eugenilo e β-cariofileno, que possui ação antibacteriana, antifúngica e antiviral (Fu et al., 2007, Naveed et al., 2013), sendo utilizado em inflamações da boca e faringe, cáries dentárias e otites. Com ação antibacteriana e antiviral se destacam ainda a canela ( Ciannmomum aromaticum), eucalipto (Eucalyptus globulus), alecrim (Rosmarinus officinalis), que fazem parte de um mix ou mistura protetora chamado de óleo de On Guard, fabricado pelo laboratório doTerra, que possuí ação contra bactérias anaeróbicas resistentes como Estaphyfococus aureus e Pseudomonas aeruginosa. 
        Mesmo com a variedade de benefícios, devido a complexidade de sua composição, podem ter efeitos adversos. No entanto, com a sua utilização apropriada, os potenciais riscos ficam muito reduzidos, quando conduzido por profissional qualificado. Dermatite de contato pode ocorrer com óleo de cravinho, canela, cominho, orégano e tomilho. A canela e gengibre devem ser evitados na hipertensão. Óleos cítricos causam fotossensibilidade. Erva-doce, anis estrelado, tomilho devem ser evitados na epilepsia e baixo limiar convulsivo.
        Embora com a anuncio de uma vacina “experimental”, para ser testada em seres humanos, aconselhamos as medidas preventivas e o uso protetor de produtos naturais para aumentar a nossa imunidade. JARBAS ATAÍDE , 27.02.2020.     
     
     





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...