terça-feira, 25 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO - Rede estadual de Ensino orienta a elaboração do Plano de Ação para atividades pedagógicas não presenciais.

EDUCAÇÃO 
Rede estadual de Ensino orienta a elaboração do Plano de Ação para atividades pedagógicas não presenciais. 
  


Reinaldo Coelho 

As escolas estaduais são responsáveis pela educação de mais de 47 milhões de estudantes. Como elas estão lidando com o desafio da educação a distância durante a pandemia?  

O Estado do Amapá, gerencia uma rede estadual de ensino atualmente, com 398 escolas atendendo às modalidades fundamental I e II, ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). E para suprir a falta das aulas presenciais a Secretaria Estadual de Educação do Amapá, vem promovendo ações importantíssimas para manter as atividades educacionais considerando a atual situação de pandemia do COVID-19.
  
Uma das ferramentas foi o lançamento do portal Aprendizagem em Casa. A plataforma reúne recursos educacionais digitais da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e parceiros, além de disponibilizar orientações à comunidade escolar para esse período de suspensão das aulas presenciais. 


Os professores do Ensino Modular, receberam orientação para a elaboração de um Plano de Ação realizável, estabelecendo alternativas que possam nortear e auxiliar na execução da ação educativa e garantir o ensino aprendizagem para os estudantes atendendo a realidade das escolas do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Amapá. 

De acordo com a Seed a elaboração desse plano se faz importante a fim de garantir a oferta de atividades pedagógicas não presenciais através do uso ou não das tecnologias, tais como: vídeo/aula, conteúdos disponibilizados em plataformas virtuais, canal de TV, vídeo, rádio, material impresso, livro didático e outros, como forma de computar o mínimo de carga horária estabelecidos pela Resolução Nº 033/2020 – CEE/AP em conformidade com a Medida Provisória nº 934/20 – Governo Federal objetivando minimizar os prejuízos pedagógicos desse período e proporcionar aos professores, pedagogos, alunos e família, momentos de reflexão e equilíbrio em busca de caminhos para superar da vida cotidiana.  

As atividades pedagógicas não presenciais seguirão um plano de ação que deverá ser elaborado pela comunidade escolar, concentrando-se em cinco pilares fundamentais: 1. Diagnóstico da situação inicial; 2. Principais objetivos e metas; 3. Planejamento (estabelecendo as ações); 4. Execução (prazos, responsáveis, recursos necessários); 5. Monitoramento da execução e avaliação dos resultados. 
Desde o último sábado (22) os professores realizaram a montagem dos respectivos planos de Ação e dirigiram-se a suas escolas no interior do estado para a entrega dos kits merenda escolar e o das atividades pedagógicas. 

A editoria do Tribuna Amapaense, conversou com o professor Mario Lobato da área de Educação Física, do Ensino Modular, que atua na Escola Estadual José de Oliveira Coelho, na comunidade rural de São Benedito, que compõe o distrito de Santa Luzia do Pacuí (Macapá), que explicou que mesmo com o prazo definido pelo Seed até 30 agosto a escola que atua já elaborou o Plano de Ação, assim como o Calendário de distribuição do Kit Merenda Escolar. 



De acordo com o professor Mario Lobato, a Escola José de Oliveira Coelho possui 119 alunos matriculados no ano letivo de 2020, distribuídos em doze turmas e atendendo do 1º ano do Ensino fundamental ao 3º do ensino médio, sendo 6 no período vespertino e 6 no período matutino. 

As 5 turmas do ensino fundamental das séries iniciais (1º,2º,3º,4º e 5º ano) funcionam no sistema regular de ensino e as 4 turmas do ensino fundamental das séries finais (6º, 7º, 8º e 9º ano) e as 3 turmas do ensino médio (1º, 2º e 3º ano) funcionam no sistema modular de ensino.  

Professor Mario Lobato
“A escola tem energia 24 horas, mas não possui recursos tecnológicos (telefone, internet ou computadores) para comunicação com a comunidade escolar. Considerando os decretos e normativas que em suma (Decreto do governo, Medida provisória, resolução do CEE, orientação Ministério Público, CNE), determinam a paralisação das aulas presenciais na escola e considerando que 70% do alunado não possui acesso a internet ou telefone móvel com aplicativos de comunicação, seguiremos as aulas não presenciais na metodologia de distribuição de atividades apostiladas (atividades diversas), de forma objetiva e buscando o êxito no entendimento do conhecimento abordado”. 

As atividades da pedagógicas, com a nova metodologia, serão distribuídas quinzenalmente, em quatro semanas e a primeira semana começou na segunda-feira (24), após receberem o kit alimentação. 

“Junto com a direção da escola fizemos entrega dos kits pedagógicos e de merenda escolar, para os primeiros quinze dias. Pois retornaremos para recolher o material das atividades e podermos assim acompanhar a evolução da aprendizagem e entregando os novos kits aos nossos alunos. Nessa primeira semana, com o material das aulas em mãos, os alunos passarão a desenvolver as aulas não presenciais”, explicou Mario Lobato. 


No plano de Ação da escola foi montado o mapa de atividades que serão cumpridos pelos alunos: De segunda a quinta-feira as aulas serão na residências dos alunos e as disciplinas serão nessa ordem – Filosofia; Sociologia; Biologia e Educação Física  e a sexta-feira, é dia de tirar dúvidas, via Whatsapp. 



“Os alunos enviam as suas dúvidas via celular e as respondemos, eles vão poder tirar fotos e prints de trechos ou páginas do caderno de atividades, que foi muito bem elaborado com atividades ilustradas, porque agora é uma nova maneira de trabalhar. Ficou muito bonito nosso material pedagógico”. 


O professor reforçou, que os docentes estão produzindo material pedagógico novo, pois o utilizado, praticamente foi desprezado, em vista dessa nova realidade. “Conteúdo e a forma de trabalhar está sendo inovado, estamos tendo uma nova ótica para esse momento que deverá prosseguir até junho de 2021. Nesse momento vamos fazer, que eu chamo de uma Analogia Diacrônica, que é ao longo do tempo ou seja ao longo do tempo que durar essa pandemia”.  
   

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