sexta-feira, 4 de setembro de 2020

SAÚDE EM FOCO - BETA-MIRCENO: ÓLEO ESSENCIAL NA SAÚDE CEREBRAL E BEM ESTAR

BETA-MIRCENO: ÓLEO ESSENCIAL NA SAÚDE CEREBRAL E BEM ESTAR 
 
IMAGEM INTERNET
 Por Jarbas de Ataíde (*)

O efeito psicoativo das plantas vem sendo observado e utilizado pelas Medicinas milenares, que atribuem a várias espécies de plantas o efeito sobre as emoções, os sentimentos e o pensamento. Muitos medicamentos sintéticos, hoje existentes, resultaram dessa observação,  seleção e uso, com efeitos positivos. Entre os princípios ativos temos os óleos essenciais. 

Na atualidade discute-se muito a liberação de plantas psicoativas, como a maconha (C.sativa L.), por conter esses princípios, em patologias  neurológicas como no Alzheimer, Parkinson, Demências, Depressão e Autismo. Mas a grande questão dos canabidióis da maconha, é a sua pureza e qualidade, pois além do mirceno possui também o THC (tetrahidrocanabidiol), substancia psicoativa, que pode agravar ou provocar dependência. 

Assim, os óleos essenciais mais puros e seguros, como das plantas aromáticas, cítricas e resinosas, possuem mirceno, com a mesma ação dos canabinóides, mas não possuem o psicotrópico THC, que pode piorar a qualidade de vida e provocar outros efeitos colaterais para os doentes. 

Outra vantagem dos óleos essenciais como o β-mirceno e o β-cariofileno, é que eles penetram com facilidade a barreira hematoencefálica (camadas que protegem o cérebro), devido terem predileção pelos receptores CB1, predominantes no SNC, que constituem o sistema endocanabinóide. Os CB2 estão mais presentes nos outros órgãos do sistema imunológico, que estarão, assim, mais sujeitos aos efeitos psicotrópicos dos THC e canabidiol (CBD) da maconha, além da tolerância, que exigirá doses maiores. 

Entre os benefícios potenciais do mirceno está o alívio da dor crônica, estimulando respostas analgésicas, efeito sedativo, relaxante, neuroprotetor, anti-inflamatório, antioxidante e imunoestimulante. Eles estão presentes, em quantidade considerável, no lúpulo (faz parte da cerveja), tomilho (T. vulgaris), manjericão (O. basilicum), capim-marinho ( C. citratus ), alecrim (R. officinalis ). A copaíba (Copaifera langsdorffii), originaria da Amazônia, é rica em sesquiterpeno, como β-cariofileno, que também penetra no SNC e pode ter efeito sinérgico com o mirceno. 

Outros óleos essenciais cítricos (Tangerina, Limão, Laranja), mentas ( ManjeronaManjerição) e resinosos (Olíbano, Mirra), possuem mirceno, que têm propriedade de reduzir a hiperatividade, impulsividade, agitação mental, ansiedade, depressão e até convulsão. Melhoram a concentração. A Tangerina traz estimulação e alegria de viver, reduzindo irritabilidade, ansiedade e melhora o sono. 

A manjerona (Origanum manjorana) combate ao estresse e a irritabilidade, acalmando e melhorando a concentração e atenção. Todos esses óleos possuem vantagens em relação à maconha, devido o custo-benefício dos resultados, podendo serem usados nas diversas formas de apresentação nas crianças portadoras de Transtorno de Distúrbio de Atenção e Hiperatividade ou TDHA (Autismo), sem os efeitos colaterais e tóxicos dos canabinóides. 

O Autismo é uma alteração no cérebro que envolve falta de atenção, agitação, comportamento impulsivo e repetitivo, ou todos eles junto. Mas para se chegar a esse diagnóstico seguro é necessário o parecer de um médico psiquiatra, neuropediatra, neurologista, pediatra ou psicólogo com experiencia. Os óleos essenciais citados são complementares ao tratamento, visando aumentar a empatia, melhorar o relacionamento, ajudar o sono, ativar a imunidade e, assim, contribuir para uma melhor qualidade de vida. JARBAS ATAÍDE. 3.09.2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...