segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Entrevista com o vereador Marcelo Dias (Solidariedade) reeleito para o quarto mandato (2021/2024) e para a Presidência do Parlamento macapaense (2021/2022)

Entrevista com o vereador Marcelo Dias (Solidariedade) reeleito para o quarto mandato (2021/2024) e para a Presidência do Parlamento macapaense (2021/2022)



Reinaldo Coelho

O vereador Marcelo Dias (Solidariedade) foi reeleito nestas eleições de 2020, com 3.401 votos para a Câmara Municipal de Macapá, chegando a 5ª colocação dos mais votados, e irá cumprir seu 4º mandato como vereador da Capital amapaense. No dia 1º de Janeiro de 2021, Marcelo Dias, foi reeleito presidente de Câmara Municipal de Macapá (CMM), Foram 17 votos a favor da chapa,  momentos após os 23 vereadores serem empossados para o mandato legislativo 2021-2024, no plenário do Palácio Janary. 




A chapa foi a única que concorreu nesta eleição, que foi transmitida pela internet, numa rede social da CMM. Mais 4 vereadores compõem a mesa diretora no biênio 2021/2022:

•      Presidente: Marcelo Dias (Solidariedade)

•      1° vice-presidente: Gian do Nae (MDB)

•      2° vice-presidente: Cláudio (DEM)

•      1° secretário: Claudiomar (Avante)

•      2° secretário: Carlos Murilo (PSL)

Perfil

Marcelo Dias é casado, tem 49 anos de idade, nascido em Belém (PA) e foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Macapá, para o biênio 2021/2022. O parlamentar macapaense já assumiu interinamente a Prefeitura de Macapá, na ausência do titular prefeito Clécio Luís (sem partido).

ACOMPANHE A ENTREVISTA:  

Tribuna Amapaense - Quem é Marcelo Dias?


Marcelo Dias - Marcelo Dias vem de uma família humilde, dos avós ribeirinhos do interior do Pará. Sua infância e adolescência viveu no Bairro do Jurunas em Belém do Pará, onde iniciou sua carreira artística aos 14 anos no grupo F1, onde custeou seu Ensino Médio com o que ganhava nos shows, e em 1992 veio morar em Macapá (AP), na continuação de sua carreira artística, se tornando funcionário público do Estado e político. E sou pai de dois filhos.

 

Tribuna Amapaense – Em 2008, foi seu primeiro mandato foi o 10º mais votado com 3.432 votos e na ocasião foi um dos ‘novos’; Em 2012 no seu segundo mandato conquistado com 2.706 (1,33%) chegando ao 18º lugar; em 2016 teve 3110 votos (1,44%) e foi o 19º mais votado e este ano com 3.401 votos e na 5º colocação de mais votado e hoje reeleito. Essa trajetória lhe dar mais experiência e expertise nas tratativas do legislativo e lhe garantiu a reeleição para a Mesa Diretora. E o que mudou para essa nova legislatura?

Marcelo Dias - A expectativa é a melhor possível, estou com muito entusiasmo para trabalhar e continuar sendo o Vereador com mais leis criadas na história da Câmara, e ainda como presidente ter a oportunidade de realizar o primeiro concurso da Câmara em 50 anos de existência.

Tribuna Amapaense - Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação de mais de 50% na composição da Câmara de Vereadores de Macapá?

Marcelo Dias - Tradicionalmente a renovação da Câmara é sempre de 50% ou mais. Com tudo que aconteceu este ano, a pandemia, o apagão e as mudanças do calendários eleitoral exclusivo para o Amapá e para Macapá, a votação de todos foi muito abaixo do que o esperado. Mesmo assim acredito que o povo reelegeu os vereadores que mostraram trabalho em prol do povo.

Tribuna Amapaense - Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?



Marcelo Dias – O principal problema da cidade é seu crescimento desordenado, pois isso gera muito outros problemas, com: falta de saneamento básico, lixeiras viciadas, falta de água e energia e principalmente a falta de saúde e educação.  E a forma de solucionar é realmente levar o poder público para dentro dessas comunidades e tentar resolver os problemas de forma gradativa.

Tribuna Amapaense - As pessoas estão cada vez mais descrentes dos políticos, é preciso uma nova maneira de legislar, com mais transparência, esta é uma das missões da sua administração legislativa como presidente?

 

Marcelo Dias – A primeira coisa que fiz quando assumi como presidente, foi transmitir as sessões da Câmara via Facebook  e YouTube,  para que a população pudesse acompanha todas as ações  dos parlamentares, mostrando diretamente  quem trabalha e quem não trabalha, e o resultado veio nas urnas.

 

Tribuna Amapaense - Quais são as suas principais preocupações para o quarto mandato que será dividida com o mandato de chefe do Poder Legislativo de Macapá?

Marcelo Dias - A expectativa é a melhor possível, estou com muito entusiasmo para trabalhar e continuar sendo o Vereador com mais leis criadas na história da Câmara, e ainda como presidente ter a oportunidade de realizar o primeiro concurso da Câmara em 50 anos de existência.

Tribuna Amapaense - Com analisa a nova formação da Casa de Leis de Macapá?


Marcelo Dia -
 Acho que ficou bem mesclada, pessoas com vasta experiência como Janete Capiberibe e Zeca Abdon, assim também como pessoas muito novas como Dudu Barbosa e Gabriel Andrade. Espeto UE realmente possamos juntos fazermos um grande trabalho.

Tribuna Amapaense – Já tendo assumido o cargo de Prefeito de Macapá, o que está no caminho certo e o que precisa mudar em Macapá?

Marcelo Dia - A saúde tem caminhado muito bem, pois lembro quando assumi como vereador, muitas pessoas iam para as galerias da Câmara reclamar das condições da saúde, hoje, praticamente não vejo isso. E onde precisamos avançar e na educação, pois temos muito anexos de escolas e a qualidade do ensino deixa a desejar.

Tribuna Amapaense – Macapá centraliza as ações e points culturais do Estado, seja na arte, teatro, música, que por sinal, o senhor é um dos representantes e que tem na religiosidade e tradição afro uma das maiores representatividade, através do Marabaixo e temos grandes nomes de sucesso nacional e internacional o que esse segmento pode esperar do vereador Marcelo Dia?



Marcelo Dia – A cultura sempre será a minha   bandeira. Também, fico muito atento às ações da Fundação de Cultura, para que todos tenham oportunidade de ganhar a vida de seu trabalho cultural, minha 1° lei quando entrei na Câmara foi criar o Fundo Municipal da Cultura, para incentivar e valorizar o artista de Macapá.

Tribuna Amapaense – O ano de 2020, foi um ano catastrófico. O Estado do Amapá sofreu junto com a pandemia outras adversidades que abalaram a população, o apagão, alagamentos e principalmente a contaminação grave pelo COVID19, mostrando as fragilidades das redes de saúde e de educação, principalmente a população mais vulnerável. O que pretende propor para 2021 para sanar essas falhas e para a vacinação?

Marcelo Dias – Nestes casos que enfrentamos, nos mostrou nossa fragilidade em vários segmentos, porém a maioria são de responsabilidade Federal ou estadual. Com relação ao município, a fiscalização e acompanhamento das ações preventivas e principalmente do plano municipal de imunização e primordial para o atendimento de nosso povo.

 

Tribuna Amapaense – A nível partidário o senhor começou no PSDB e hoje está no Solidariedade, porque essas mudanças de partido e qual sua linha ideológica?

Marcelo Dias – Em nosso estado não incorporamos as diretrizes partidárias como em outros centros, no meu caso, até por coincidência fui de partidos que tem ideologias de esquerda, como PSDB, PPS, e hoje no SOLIDARIEDADE, mas minhas posições são de centro direita e o povo pouco se atenta para o partido e sim para o Candidato.

 

Tribuna Amapaense - Qual a avaliação que o senhor faz da sua primeira gestão à frente da Câmara?



Marcelo Dias – Na minha gestão na Câmara tivemos avanços importante, como a transmissão das sessões ao vivo pelo Facebook e YouTube, a tradução por libras das sessões, trazendo a comunidade surda pra dentro da Câmara, a reativação da rádio, a valorização dos servidores.    Mas o que acho mais significativo é a pacificação e a liberdade que dei para todos os vereadores trabalharem da melhor forma possível.

Tribuna Amapaense - Ainda em algum projeto que gostaria de colocar em prática como vereador? O senhor tem algum projeto especial que pretende dar prioridade?

Marcelo Dias - Tenho algumas leis que não entraram em execução, como o passe livre para participantes de projetos sociais como: Bombeiro mirim, Anjos da Guarda, Policial Mirim Escoteiros. Também o Botão de pânico nos ônibus entre outros, vou trabalhar pra isso!!

Tribuna Amapaense - Para finalizar, algum agradecimento?

Marcelo Dias - Quero agradecer a Deus, a minha família e todos que acreditam no meu trabalho como vereador, minha há meta é não decepciona-los, a Tribuna Amapaense estou agradecido a vocês pela oportunidade.  Obrigado de coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...