IBGE LANÇA EDITAL COM 739 VAGAS PARA O CENSO 2021 NO AMAPÁ
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lança nesta quinta-feira (18) dois editais com mais de 204 mil vagas temporárias, em todo o país. As contratações fazem parte do calendário do Censo 2021.
A Unidade Estadual do Amapá será responsável por recensear os 16 municípios do estado do Amapá, e dois municípios do Pará, Afuá e Chaves (por questões logísticas). A operação conta com uma área, dividida em sete subáreas. Ao todo serão percorridos 1.392 setores censitários, sendo 1.013 em áreas urbanas e 379 em áreas rurais.
O edital prevê a contratação de 25 agentes censitários municipais, 59 agentes censitários supervisores e 655 recenseadores que trabalharão em prol do recenseamento de 201.489 domicílios previstos.
Para reforçar o quadro efetivo da instituição, que contará com coordenadores operacional, técnico, de divulgação, administrativo, infraestrutura, cadastro de endereços, base territorial, treinamento e de reuniões preparatórias, foram contratados sete analistas que já iniciaram as atividades em outubro de 2019.
Do processo seletivo concluso em janeiro de 2020, foram contratados em março daquele ano, cinco coordenadores de subáreas que se uniram a dois coordenadores subáreas do quadro efetivo da Instituição
Com datas diferentes, candidatos podem participar dos dois processos seletivos
As inscrições para ACM e ACS iniciam amanhã, dia 19 de fevereiro, e vão até o dia 15 de março; e para recenseador começam em 23 de fevereiro e seguem até o dia 19 de março.
Taxa de inscrição para as funções de ACM e ACS é de R$ 39,49 e para a de recenseador, de R$ 25,77. As taxas poderão ser pagas pela internet ou em qualquer banco.
As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. O cronograma detalhado de ambos os processos seletivos está disponível nos editais.
Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo programático está disponível no edital.
Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo também está no edital.
As provas para ACM, ACS e recenseador terão duração de quatro horas e serão aplicadas no turno da tarde. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, a partir das 19 horas, no site do Cebraspe. O resultado final está previsto para 27 de maio.
Protocolos sanitários contra a Covid-19 no dia da prova
No dia da prova, os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica cor preta e de material transparente, comprovante de inscrição e documento original com foto. Protocolos de sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada.
Adiamento do Censo em 2020 e cancelamento da seleção
Com o adiamento do Censo para 2021 devido à pandemia de Covid-19, os processos seletivos para ACM, ACS e recenseadores abertos em 2020 foram cancelados. Quem se inscreveu na seleção do ano passado não está com a inscrição garantida para os processos seletivos deste ano. É preciso fazer nova inscrição e pagar a taxa para garantir a participação na nova seleção.
Desde maio do ano passado, os inscritos na seleção cancelada podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição através da Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181. A ligação é gratuita. Basta informar nome e CPF para confirmação do cadastro e dados bancários (banco, nº da agência e conta bancária), em que seja o titular, para o recebimento do valor. Em janeiro, o IBGE iniciou a terceira fase de restituição da taxa de inscrição.
Abaixo, segue quadro detalhado das vagas por município.
Para maiores informações, acesse:
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